Commons:Reutilizar conteúdo fora da Wikipédia

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of a page Commons:Reusing content outside Wikimedia and the translation is 100% complete. Changes to the translation template, respectively the source language can be submitted through Commons:Reusing content outside Wikimedia and have to be approved by a translation administrator.

Shortcut : COM:REUSE

A Fundação Wikimedia não detém quase nenhum conteúdo dos sites da Wikimedia — o conteúdo é propriedade, em vez disso, de seus criadores individuais. No entanto, quase todo o conteúdo hospedado no Wikimedia Commons pode ser reutilizado livremente sujeito a certas restrições (em muitos casos). Você não precisa obter uma declaração específica de permissão do(s) licenciador(es) do conteúdo, a menos que deseje usar a obra sob termos diferentes dos declarados pela licença.

  • O conteúdo sob licença livre pode ser reutilizado sem a necessidade de entrar em contato com o(s) licenciador(es), mas lembre-se de que:
    • algumas licenças exigem que o criador original seja atribuído;
    • algumas licenças exigem que a licença específica seja identificada ao reutilizá-la (incluindo, em alguns casos, declarar ou vincular aos termos da licença);
    • algumas licenças exigem que, se você modificar o trabalho, suas modificações também devem ser licenciadas livremente de forma semelhante; e finalmente.
  • O conteúdo em domínio público pode não ter um requisito legal de atribuição (dependendo da jurisdição de reutilização do conteúdo), mas a atribuição é recomendada para fornecer a procedência correta.

Embora as informações de copyright e licenciamento fornecidas para cada imagem sejam consideradas precisas, a Fundação Wikimedia não oferece nenhuma garantia em relação ao status de direitos autorais ou exatidão dos termos de licenciamento. Se decidir reutilizar arquivos do Commons, você deve verificar o status dos direitos autorais de cada imagem da mesma forma que faria ao obter imagens de outras fontes.

Outras restrições podem ser aplicadas. Estes podem incluir marcas registradas, patentes, direitos de imagem, direitos morais, direitos de privacidade ou qualquer uma das muitas outras causas legais que são independentes de direitos autorais e variam muito de acordo com a jurisdição.

Como cumprir os requisitos da licença de um arquivo

Clicar em uma imagem ou arquivo de mídia no Wikimedia Commons[1] o levará para a página de informações desse arquivo. Isso listará as informações fornecidas pelo uploader, incluindo o status dos direitos autorais, o proprietário dos direitos autorais e as condições da licença.

Exceto para materiais considerados de domínio público, um link para o texto completo da(s) licença(s) está incluído na página de descrição do arquivo. Algumas licenças também têm um resumo disponível. Por favor, leia as licenças completas para detalhes legais. Nem a Fundação Wikimedia nem os criadores do material nos sites da Wikimedia fornecem aconselhamento jurídico. Se precisar de informações sobre como uma licença se aplica à sua situação específica, você deve entrar em contato com um profissional jurídico adequado em sua jurisdição.

Para reutilizar um arquivo do Wikimedia Commons:

1 Confirme se o arquivo está disponível sob a licença adequada para você. Por exemplo, se a licença exige que trabalhos derivados tenham a mesma licença (as licenças Creative Commons chamam isso de "ShareAlike"), isso pode não ser adequado para você.

  • Se o arquivo estiver disponível com várias licenças, você pode usar qualquer uma delas. Se nenhuma das licenças for adequada para você, você pode tentar entrar em contato com o criador e negociar um acordo especial. Caso contrário, você terá que usar um arquivo diferente.
  • Verifique o licenciamento e os fatos. Embora as informações de copyright e licenciamento fornecidas para cada imagem sejam precisas, a Fundação Wikimedia não oferece nenhuma garantia em relação ao status de copyright ou exatidão dos termos de licenciamento. Se decidir reutilizar arquivos do Commons, você deve verificar o status dos direitos autorais de cada imagem da mesma forma que faria ao obter imagens de outras fontes.
    • Observação: é comum que os editores usem obras de domínio público e as republicem sob seus próprios direitos autorais. Isso pode ser legal, mas não afeta o status de domínio público da obra original. Se você marcar a origem da obra (de onde você a obteve e de onde veio originalmente) e o nome do criador, isso pode nos ajudar se uma disputa com esse editor surgir posteriormente.

2 Considere as restrições de direitos autorais: em alguns países restrições de direitos autorais (inalienável direitos morais e outras restrições) podem ser aplicadas ao arquivo para alguns usos. Por exemplo, o uso comercial de imagens de pessoas pode exigir a concordância explícita e não apenas a concordância do criador da imagem (veja Commons:Photographs of identifiable people#Country-specific consent requirements e direitos de personalidade).

3 Use-o: Baixe ou faça o hotlink do arquivo e use-o. (Veja Commons:Reusing content outside Wikimedia/technical.)

4 Atribuição: Se a atribuição for necessária, forneça a atribuição.

  • Se o detentor dos direitos autorais (geralmente o criador do conteúdo)[2] especificou como, certifique-se de seguir isto. Se o detentor dos direitos autorais não especificou como atribuir, mas a licença exige atribuição, veja Commons:Credit line para obter um guia sobre como fazer.
  • Nota: A pessoa que carregou o trabalho para o Wikimedia Commons pode ser o criador do conteúdo original ou não (pode ter carregado conteúdo livre de outro lugar). Em ambos os casos, o criador do conteúdo original é normalmente listado na seção de resumo do arquivo. Se o uploader não for o criador do conteúdo, é o criador do conteúdo que deve ser creditado, não o uploader.

5 Especifique os detalhes da licença: Se a licença exigir que você se vincule ou forneça uma cópia da licença, faça isso.

6 Licenciamento de derivados: Se você estiver criando um trabalho substancialmente novo usando o arquivo ("obra derivada") e a licença do arquivo exige que você licencie derivados de uma determinada maneira, certifique-se de obedecer a isso.

Requisitos de licenças usadas com frequência

Exceto para materiais considerados de domínio público, um link para o texto completo da(s) licença(s) está incluído na página de descrição do arquivo. Algumas licenças também têm um resumo disponível. Por favor, leia as licenças completas para detalhes legais. Nem a Fundação Wikimedia nem os criadores do material nos sites da Wikimedia fornecem aconselhamento jurídico. Se precisar de informações sobre como uma licença se aplica à sua situação específica, você deve entrar em contato com um profissional jurídico adequado em sua jurisdição.

Icon Text.svg Texto
O texto no Wikimedia Commons é propriedade do escritor original e licenciado sob as licenças Creative Commons Atribuição-ShareAlike 3.0 e GNU Free Documentation.[3]
Crystal 128 kview.png Imagens e outras mídias
Quase todas as imagens e outras mídias no Wikimedia Commons estão sob algum tipo de licença livre (usualmente CC-BY, CC-BY-SA ou GFDL; veja Commons:Licenciamento) ou em domínio público. Cada arquivo de mídia tem seu licenciamento especificado em sua página de descrição do arquivo.
A exceção é algum conteúdo que consiste ou contém logotipos da Fundação Wikimedia. Tal conteúdo será identificado com aviso relevante.[4]

Pictogram voting info.svg Commons:Reusing content outside Wikimedia/licenses fornece algumas orientações sobre os requisitos das licenças usadas com frequência, como CC-BY, CC-BY-SA, GFDL e GPL/LGPL.


Como usar um arquivo

Depois de determinar como cumprir os requisitos de licenciamento de um arquivo, você pode acessar o arquivo para uso, baixando o arquivo ou vinculando-o diretamente.

Baixando

Método básico: Na página de descrição de cada imagem há um link para o arquivo original. Clique com o botão direito neste link e escolha "Salvar como…" para baixar o arquivo de maior resolução. (Se você usa um computador Macintosh, mantenha pressionada a tecla "control" enquanto clica no link com o mouse e escolha "Salvar como…")

Hotlinking ou InstantCommons: É possível usar arquivos diretamente no Commons dentro de outro site, configurando uma wiki do MediaWiki com InstantCommons, para que os arquivos do Commons possam ser usados ​​tão facilmente quanto pode na Wikipédia. O uso direto de um arquivo Commons por meio da incorporação de sua URL ("hotlinking") também é possível, mas não é recomendado. Veja Commons:Reusing content outside Wikimedia/technical. Além disso, você deve sempre verificar se as necessidades da licença usada pelo arquivo são atendidas se você usar um arquivo do Commons, pois, por exemplo, a licença CC-BY-SA 3.0 exige que você atribua o autor e licenciante de uma obra em "razoável para o meio ou meio" <span class="plainlinks"(license).


Reutilizar ferramentas de assistência

Wikimedia Commons - Stockphoto gadget.png

Uma ferramenta está disponível para ajudá-lo a reutilizar arquivos fora do Wikimedia Commons, incluindo o download e a criação de declarações de atribuição (linhas de crédito). A ferramenta requer

  • um navegador diferente do Internet Explorer (por exemplo, Firefox, Chrome, Opera)
  • JavaScript habilitado
  • Se você estiver conectado, a skin Vector ou Monobook ativada em suas preferências de usuário do Wikimedia Commons. (Vector é a skin padrão — se você não mudou isso, sua skin é Vector.)

A ferramenta cria botões acima de uma imagem (se você estiver conectado) ou no canto superior direito (se não estiver). Para detalhes veja Help:Gadget-Stockphoto/pt-br.

Gerador de atribuição

O Gerador de atribuição facilita a reutilização de imagens que foram lançadas sob licenças Creative Commons na Wikipédia e Wikimedia Commons. Ele foi projetado para ajudar a cumprir essas condições de licença e simplificar a reutilização de imagens licenciadas livremente.


Contactar o carregador ou criador do conteúdo

Se você deseja usar o conteúdo sob outros termos que não os da licença declarada, ou para verificar absolutamente o status dos direitos autorais, se sentir que precisa, a pessoa que o colocou em um servidor da Wikimedia pode ser capaz de ajudar. O uploader é informado na parte "histórico" da página de descrição do arquivo.

Em alguns casos, você pode entrar em contato com o remetente para saber mais sobre o status de direitos autorais de uma imagem ou para obter informações sobre o criador original. O criador original da imagem pode estar disposto a conceder permissões adicionais e pode ter acesso a imagens de maior resolução do que as presentes nos servidores da Wikimedia.

A Fundação Wikimedia geralmente não pode ajudar a localizar usuários que contribuíram com material. Você mesmo pode tentar entrar em contato com os colaboradores de várias maneiras:

  1. Alguns têm informações de contato, como nome e endereço ou número de telefone, em sua página de usuário.
  2. Se você estiver conectado: alguns podem ser contatados por e-mail clicando no link "Email this user" na página do usuário.
  3. Você pode deixar uma mensagem na página de discussão clicando na guia "Discussion" no topo da página do usuário, e clicando na guia "Add topic" que aparece ao lado da guia "Edit" assim que a página de discussão estiver visível. Digite sua mensagem e clique em "Publish changes" (Sua mensagem ficará visível para o público.)
  4. Quando o conteúdo livre é trazido para o Commons de outro lugar, um link para a fonte (por exemplo, uma página do Flickr) geralmente é incluído na descrição do arquivo no Commons. Essa fonte pode ter informações adicionais para entrar em contato com o criador do conteúdo.

Notas

  1. Certifique-se de que o conteúdo que você deseja usar está realmente hospedado no Commons, e não localmente em outro projeto da Wikimedia (verifique se o URL é commons.wikimedia.org e não outra coisa). Outros projetos têm outras políticas de licenciamento e alguns permitem "fair use". Antes de reutilizar esse conteúdo não livre, você deve verificar se o uso do material é consistente como fair use (uso justo, em português) ou disposições equivalentes da lei de direitos autorais aplicável localmente ou obtenha permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Isso não é diferente de pegar uma imagem de qualquer outro lugar na web.
  2. Na ausência de alguma transferência explícita de propriedade, o criador original é normalmente o proprietário de uma obra protegida por direitos autorais. Em situações em que uma licença livre requer atribuição, o criador do conteúdo original deve receber crédito.
    • Texto: o escritor de um trecho de texto será a pessoa que fez a edição colocando-o na página; consulte a guia "histórico" da página específica.
    • Imagens e mídias:
      • o uploader de uma imagem ou mídia é a pessoa que a colocou em um servidor Wikimedia.
      • O uploader pode ser o criador do conteúdo original ou não (eles podem ter carregado conteúdo livre aqui de outro lugar). Em ambos os casos, o criador do conteúdo original é normalmente listado na seção de resumo do arquivo como autor.
  3. Como os indivíduos detêm os direitos autorais de seu próprio trabalho, eles podem oferecer suas contribuições sob outras licenças ou liberá-las para o domínio público. Isso raramente é o caso para texto no Commons.
  4. O logotipo e logotipos da Fundação Wikimedia para projetos específicos (como Wikipédia e Commons) são marcas registradas e com direitos autorais da Fundação Wikimedia. Eles geralmente não estão disponíveis para outros usos, embora a reutilização na imprensa ou mídia sobre projetos da Wikimedia seja explicitamente permitida. Leis locais de "fair use" ou "uso justo" (por exemplo, para fins acadêmicos ou críticos) também podem ser aplicadas em sua jurisdição. Para todos os outros usos, por favor leia a política de marcas registradas da Fundação.

Ver também

Ajuda

Formas de obter ajuda
Crystal Clear app help index.svg